You are currently viewing Políticas Públicas para Cultura na GRANFPOLIS em debate em SJB

Políticas Públicas para Cultura na GRANFPOLIS em debate em SJB

Município sedia nesta quarta reunião com gestores regionais de cultura

São João Batista é a sede da 4ª reunião do Colegiado de Políticas Culturais da GRANFPOLIS. A abertura do encontro foi realizada na manhã desta quarta (14), no Centro Cultural Batistense, com a programação se estendendo ao longo do dia. Representantes de 13 municípios catarinenses estão participando do evento, que tem, como uma das principais pautas, a apresentação do Planejamento Estratégico do Colegiado.

“Precisamos ter um olhar a mais para cultura”, defende o presidente do Colegiado, Jerry Andriani Laurindo, que também é responsável pela coordenadoria de Cultura, Juventude, Políticas Raciais e Diversidades da Fundação Municipal da Juventude (Funjuve). Secretária Municipal de Educação, Roseli Peixer Tomasini se manifestou durante a abertura da reunião e destacou a importância de promover o acesso à cultura desde cedo às crianças.

“Cultura independe de classe social”, salientou Roseli. Posição compartilhada também pela presidente da Câmara de Vereadores batistense, Rúbia Tamanini Duarte. “Jovens e crianças que têm acesso à cultura, educação e informação são mais bem preparados, independente da questão social”, disse a representante do Legislativo municipal.

Com o prefeito Daniel Netto Cândido em férias e o prefeito em exercício Pedro Alfredo Ramos cumprindo agenda em Florianópolis, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Plácido Vargas, representou o Executivo municipal no encontro. Em sua fala, ele comentou que, como Berço da Colonização Italiana no Brasil, São João Batista tem uma série de ações a serem desenvolvidas na área. “O nosso desafio é muito grande”, afirmou.

Prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, a Paulinha, também prestigiou a abertura da reunião. “Não há como buscar uma transformação social efetiva se o braço cultural for alijado”, defendeu. Ainda como forma de sensibilização, a presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc, Nívea Maria da Silva Bücker), apresentou uma série de informações sobre políticas culturais nas cidades.

“O mais importante é que haja autonomia, que o gestor de cultura tenha contato direto com o gestor do município para efetivar políticas na área”, disse Nívea, conclamando os municípios a cooperarem uns com os outros para conquistarem melhores resultados. A reunião, que prossegue ao longo da tarde, tem ainda prevista a apresentação de um panorama da adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), informações para a implantação dos elementos do Sistema Municipal de Cultura e a elaboração de calendário de eventos dos municípios da região.

* Texto e imagem de Daniel Rufatto

Prefeitura Municipal de SJB