Os líderes do Programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Grande Florianópolis realizaram a primeira reunião de 2018 na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, com o objetivo de alinhar as ações a serem desenvolvidas durante o ano.
A reunião que ocorreu na última sexta-feira (02), contou com a presença do presidente do Colegiado de Educação e secretário de Educação de Águas Mornas, Mário Fernandes, secretárias municipais de Educação de São José e Garopaba, Lilian Sandin Boeing e Maria Nadir de Araújo Souza, coordenadora de Educação de Garopaba, Rosilene Pacheco de Lima, e do assessor e da assistente Educacional da GRANFPOLIS, Antão Antônio David e Bianca Silveira. O encontro também contou com a participação da consultora em Educação, Gilmara da Silva, e com a coordenadora de responsabilidade social do Instituto Positivo, Cristiane Fonseca.
Antão Antônio David, destaca que outro objetivo do grupo foi traçar metas para melhorar o esclarecimento aos municípios que ainda não participam do Programa ADE. “Queremos mostrar para os municípios que ainda é possível fazer parte, principalmente da Meta 2, sem precisar contratar novos funcionários, apenas capacitando os atuais”, comenta.
As metas 1, 2 e 3 terão continuidade nas escolas e, a novidade, fica por conta da possível parceria com o Ministério da Educação (MEC), para apoio ao desenvolvimento da Meta 4 com diagnóstico e organização dos sistemas municipais de ensino.
Para Antão, essa interação com o MEC é de extrema importância, pois daria ainda mais visibilidade ao Programa. “Com essa união e reconhecimento do MEC teremos mais para o Arranjo de Desenvolvimento da Educação”, ressalta.
Outra possibilidade para 2018 será a parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) que disponibilizaria profissionais para coletar dados escolares de alunos e professores. O gestor de recursos e especialistas em finanças da Educação, Carlos Eduardo Sanches, também fará parte da organização destes dados referentes à Meta 4 do Programa.
A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 22 de fevereiro, e contará com a presença de todos os secretários e técnicos municipais de Educação, para dar continuidade às discussões de metas e expectativas para 2018.