Elenco com 26 atores emocionou o público presente na sede do CATI na última segunda-feira (20)
A recente oficina de teatro do Centro de Atenção a Terceira Idade, começou em agosto de 2017, para proporcionar mais uma oportunidade de convivência e socialização dos idosos através do aprendizado de técnicas teatrais, exercícios de expressão corporal, memorização e contação de histórias. Na última segunda-feira (20), o elenco formado por 26 idosos, se apresentou pela primeira vez e levou ao público uma mensagem especial de amor, esperança e paz através da interpretação das peças História de Amor e A Estrelinha Verde.
“Os idosos são detentores de grandes ensinamentos, principalmente, na arte de viver, e agora, essa experiência pode ser transmitida pela oficina de teatro, que funciona com novo canal de diálogo entre eles e comunidade. É uma atividade dinâmica que visa manter os idosos ainda mais ativos e protagonistas de grandes histórias”, enfatizou a secretária de Assistência Social, Rose Bartucheski.
Os ensaios para a primeira apresentação do grupo começaram no mês de outubro e a integração do elenco em apenas um mês resultou em uma apresentação pra lá de emocionante: “a construção das relações de amizade e a socialização que a oficina proporcionou nestes últimos dias foi muito intensa, e esta cumplicidade fez com que eles atuassem com muita verdade e emoção”, contou a professora de teatro Mariângela Leite, responsável pela direção geral do espetáculo.
De acordo com a supervisora Geral do CATI, Vanessa Silva Machado, o objetivo da atual gestão é sempre inovar a cada ano e trazer novas oficinas para o CATI: “nosso trabalho acontece para elevar cada vez mais a qualidade de vida do idoso, e a partir do momento que promovemos oficinas de arte no cotidiano deles, novos estímulos são provocamos, fazendo com que eles se sintam ainda mais valorizados e atuantes”, explicou Vanessa.
Histórias de amor, esperança e paz
As peças História de Amor e A Estrelinha Verde foram interpretadas pelos idosos para tocar a plateia de forma sublime e levar mensagens de esperança, amor em paz ao público. Pela primeira vez no teatro, os componentes do elenco contam que se sentiram verdadeiros artistas ao entrar no palco: “não imaginávamos que em tão pouco tempo estaríamos tão bem preparados, foi uma experiência maravilhosa que nos proporcionou uma emoção muito grande, e nos fez sentir como se fossemos atrizes e atores experientes”, comentou Ileia Cunha Salvador, de 62 anos.
Considerada um exemplo de inspiração para o grupo, Valdira Figueiredo, de 80 anos, impressionou a todos ao mostrar sua habilidade em decorar os textos: “fico feliz por receber esse carinho e ser reconhecida por este grupo tão especial, foi maravilhoso viver essa experiência com eles e espero que logo possamos nos apresentar novamente”, declarou Valdira.
O primeiro espetáculo da oficina de teatro do CATI emocionou o público presente: “fiquei emocionado, foi de arrepiar o coração, e espero que logo tenham outras apresentações”, disse Valdemar Pereira da Silva, de 89 anos, que foi assistir a atuação de alguns amigos.
“A apresentação foi linda e emocionou bastante, eles estavam espontâneos no palco, e muito felizes por estarem se apresentando para nós, foi sem dúvida uma experiência incrível para toda a família”, confessou Luiz Simioni, de 33 anos, acompanhado pela filha Yasmin Lima Simioni, de 9 anos, que foi assistir a apresentação dos avós.
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura de São José
http://www.saojose.sc.gov.br/
(48) 3381-0168