Os líderes do Programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação, desenvolvido pela Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e pelo Instituto Positivo com o apoio do Instituto Ayrton Senna, programam visitas nas escolas que aplicam o projeto Gestão para Alfabetização para avaliar seus resultados.
Este projeto foi colocado em prática nas escolas da região da Grande Florianópolis, a cerca de um ano e tem por objetivo de contribuir no aprendizado nas séries iniciais, para evitar a distorção idade-série, a reprovação e exclusão de alunos que possuem dificuldades. Além disso, busca alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.
O assessor de Educação e a assistente Educacional da GRANFPOLIS, Antão Antônio David e Bianca Silveira da Rosa, juntamente com o Diretor, a Agente Técnica do Instituto Ayrton Senna, Carlos Cibella e Risália Calasans, e a coordenadora de Responsabilidade Fiscal do Instituto Positivo, Cristiane Fonseca, visitaram na terceira semana de outubro as escolas dos municípios de Palhoça, São José e Governador Celso Ramos.
Segundo Antão, as visitas são realizadas para acompanhar o andamento do projeto e observar se vem apresentando um bom rendimento. “Podemos ver que as crianças melhoraram na leitura e nas contas matemáticas. Passamos de mesa em mesa pedindo para que eles nos mostrassem o que tinham aprendido com esse novo método de ensino e foi surpreendente”, registra.
Os líderes do ADE também reuniram diretores e professores das escolas para avaliação e orientações sobre o projeto Gestão para Alfabetização.