Curso sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), teve início nesta quinta- feira (26) e prossegue amanhã (27). O evento é uma realização da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), e conta com apoio da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS) e Federação Catarinense de Municípios (FECAM).
O curso está sendo realizado na sede da GRANFPOLIS e tem por objetivo orientar os órgãos públicos quanto aos procedimentos e medidas que devem ser tomadas antes do início da obrigatoriedade do envio das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais pelo eSocial.
O eSocial é um sistema criado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. Por meio deste os empregadores passarão a comunicar as contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS, ao Governo.
O diretor Administrativo e Financeiro da GRANFPOLIS, Gilberto Brasil participa do evento, juntamente com profissionais das áreas de Contábil, TI, Jurídica, entre outras.
Os trabalhos estão sendo coordenados pelo Consultor Jurídico Previdenciário e Trabalhista da Ford Motors Company do Brasil, Eraldo Rogério Consorte.
Para ele os profissionais encarregados pelo envio das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais que serão obrigatórias ao sistema terão que mudar seus hábitos, sendo este o primeiro e um dos principais desafios na implementação do eSocial.