Solicitação foi feita pelos quatro maiores municípios da Região
Na reunião desta sexta-feira (06), entre os Prefeitos da Grande Florianópolis com os dirigentes da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), os Prefeitos dos quatro maiores Municípios – Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, solicitaram novo encontro para discutir as propostas ao texto legislativo alternativo ao Projeto de Lei Complementar nº 007.3/2017, que modifica a Lei da Região Metropolitana.
Ficou agendada para o dia 17, às 9h, na GRANFPOLIS, nova reunião que, segundo os Prefeitos, é necessária para finalizar pequenos ajustes.
O Prefeito de Palhoça, Camilo Martins, que também representou a Prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, disse que é necessário maior análise de questões pontuais para finalizar a proposta a ser encaminha à Suderf e, posteriormente, à Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Florianópolis foi representado pelo Vice-Prefeito João Batista Nunes, que defendeu a importância de nova reunião para garantir a legitimidade aos aspectos técnicos das propostas. “Esta Lei vai tratar da vida dos 22 Municípios. Com prudência nesta reta final vamos avançar e garantir segurança aos grandes Municípios, respeitando os menores”, disse.
Ramon Wollinger, Prefeito de Biguaçu, elogiou o trabalho da equipe técnica da GRANFPOLIS e reforçou as palavras dos Prefeitos que o antecederam. “Acompanhei todo o processo deste projeto. Temos interesse na aprovação, mas temos alguns pontos que precisamos alinhar”, ressaltou.
Ernei José Stahelin, prefeito de São Pedro de Alcântara falou em nome dos demais municípios e não se opôs a uma nova reunião para fechar a proposta. No entanto, defendeu celeridade no processo para que a Região Metropolitana da Grande Florianópolis se efetive.
O Coordenador do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento Sustentável da Grande Florianópolis, Jaime Zilioto, se disse surpreso quanto a rapidez do trabalho e pelos resultados até agora alcançados com o envolvimento dos 22 Municípios. Para ele, é necessário este consenso o mais rápido possível. Por estarmos no trimestre final do ano Zilioto defendeu que é preciso decidir de uma vez por todas e garantir que o Governo do Estado, por intermédio da Suderf, possa efetivar obras.
Cássio Taniguchi, Superintendente da Suderf, também elogiou a equipe técnica da GRANFPOLIS. Para ele, a proposta está muito bem estruturada e restam apenas alguns pontos a serem discutidos. “É importante buscarmos o entendimento entre os Municípios e entendermos que existe conurbação entre eles. No entanto, entendo que devemos concentrar os esforços no núcleo central, ou seja, nos nove municípios, dentro do conceito de Região Metropolitana”, finalizou.
O Presidente da Associação dos Municípios, Juliano Duarte Campos, prefeito de Governador Celso Ramos, esclareceu que a agenda foi aprovada pelos Prefeitos em reunião no último dia 20, no Gabinete do Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e reafirmada no dia 2, na sede da GRANFPOLIS.
Para finalizar Juliano defendeu que “precisamos resolver importantes questões que envolvem a Grande Florianópolis e não podemos esquecer que os grandes Municípios já foram pequenos e de que os pequenos contribuem para este crescimento”.