You are currently viewing Consenso entre Prefeitos define Governança Interfederativa da Região Metropolitana de Florianópolis

Consenso entre Prefeitos define Governança Interfederativa da Região Metropolitana de Florianópolis

Os 22 Prefeitos da Região da Grande Florianópolis apresentam ao Governo do Estado, na sexta-feira, dia 6, as propostas para alterações na Lei da Região Metropolitana. A reunião está agendada para 9h, na sede da GRANFPOLIS.

Entre as alterações a serem apresentadas está a mudança de tratamento aos Municípios da Área de Expansão. Na Lei em vigência nove Municípios compõem a Região Metropolitana e treze fazem parte da chamada Área de Expansão com referência apenas à possibilidade de virem a compor a RMF. A proposta é para que estes treze Municípios sejam incorporados em alguns momentos à RMF, tanto no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis (Coderf), quanto na Assembleia Metropolitana de Desenvolvimento da Grande Florianópolis – atualmente chamado de Colégio Superior, órgão deliberativo máximo com a participação dos Prefeitos.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Juliano Duarte Campos, prefeito de Governador Celso Ramos, “nossa proposta insere importantes questões relativas às competências e fiscalização para nos garantir maior poder de decisão, coerente com a responsabilidade que assumimos”.

Atualmente a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis incorpora todas as instâncias da Governança. Para os Prefeitos, a Suderf também deve compor a Governança Metropolitana, não como órgão máximo, mas juntamente com o Coderf e a Assembleia Metropolitana.

A proposição de texto legislativo alternativo ao Projeto de Lei Complementar nº 007.3/2017 é fruto do trabalho da equipe técnica da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), realizado desde julho com o objetivo de garantir maior segurança aos prefeitos e para que se aproxime mais do Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015).

Juliano Duarte Campos salienta que “as alterações que vamos propor são necessárias e, desta forma, conseguiremos empoderar os nossos municípios e garantir o devido compartilhamento de decisões”.

A Região Metropolitana é formada por nove municípios, são eles: Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José, São Pedro de Alcântara e Governador Celso Ramos.

Os Municípios que compõem a Área de Expansão da Região Metropolitana são: Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Canelinha, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista e Tijucas.