Por meio da Rede de Assistência Técnica do Ministério da Educação, composta por representantes da Secretaria de Estado da Educação e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), os Planos Municipais de educação vêm sendo monitorados e avaliados.
Na Grande Florianópolis mais três reuniões com este objetivo foram realizadas neste mês de maio: No dia 19, em Águas Mornas, com a participação de secretários e técnicos das Secretarias de Educação de Águas Mornas, Anitápolis, Alfredo Wagner, São Pedro, Palhoça e São Bonifácio. No dia 22 a avaliação foi feita em Canelinha para os municípios de Canelinha, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.
Já na última terça-feira (23,) onze municípios estiveram representados em reunião na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis: Angelina, Antônio Carlos, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, Gov. Celso Ramos, Leoberto Leal, São José e Florianópolis.
As avaliações são coordenadas pelo consultor do Ministério da Educação, Sergio Bassetti, com acompanhamento da equipe da Assessoria de Educação da GRANFPOLIS.
Os Planos Municipais de Educação definem as metas para a Educação até 2024. A intenção é acompanhar cada meta definida como ampliação da rede física, ampliação do atendimento em Educação Infantil, melhora da qualidade do ensino ofertado, entre outras.