O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC), juntamente com os gestores de Saúde, diretores executivos de Consórcios de Saúde e Associações de Municípios debatem sobre o reconhecimento e financiamento dos serviços prestado pelos Consórcios de Saúde de Santa Catarina, pelo Ministério da Saúde.
A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis recebeu em sua sede na última sexta-feira (19), profissionais de Saúde do Estado de Santa Catarina para reunião coordenada pelo COSEMS/SC, na pessoa da secretária de Saúde de Blumenau, Maria Regina Souza Soar. Também estiveram presentes Ana Maria Groff Jansen, presidente do Colegiado de Consórcios de Saúde de Santa Catarina (Joinville), o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, Diogo Demarchi (COSEMS), Sinara Regina L. Simioni, secretária de saúde de São José, Teresinha Niehues, assessora de saúde publica da Granfpolis e Fabio de Souza, representando a Secretaria de Estado da Saúde, diretores executivos de consórcios e demais profissionais de saúde.
As principais reivindicações dos consórcios são:
1 – Reconhecimento pelo Ministério da Saúde da serie histórica dos serviços realizados através dos consórcios, com recursos dos municípios,
2 – Contrapartidas de recursos do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde para os consórcios e regulamentação das transferências,
3 – Apoio técnico do Ministério da Saúde para operacionalização dos consórcios,
A reunião contou ainda com a presença da deputada federal Carmem Zanotto (PPS), que se prontificou a encaminhar ao Ministério da Saúde, proposta de alteração da portaria e lei sobre consorcio público vigente.