SC foi pioneiro no movimento municipalista
O diretor executivo da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Miguel Augusto Faraco, terá importante participação no documentário que está sendo produzido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em comemoração aos seus 37 anos.
Faraco estará em Porto Alegre no próximo dia 15 em reunião com a direção da CNM e produtores do documentário para contribuir com o resgate histórico da entidae.
O diretor da GRANFPOLIS tem uma história de 42 anos de atuação em prol dos municípios. Em Santa Catarina, lembra, o movimento teve início a partir de iniciativas dos prefeitos do Grande Oeste e do Alto Vale do Rio Itajaí que criaram suas associações. Em Florianópolis a Associação iniciou com 11 municípios em março de 1969 e atualmente congrega 22 municípios.
“A luta dos municípios por recursos é antiga”, destaca Faraco. No entanto, afirma, “hoje nossas prefeituras têm cada vez mais aumento de despesas em razão de inúmeros programas federais e estaduais sem as devidas contrapartidas. Com a Federação dos Municípios de Santa Catarina (FECAM) e com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) temos mais força”.
“É importante que novos e futuros gestores tenham consciência da importância de nos mantermos unidos. Vamos marchar quantas vezes for necessárias a Brasília para chamar a atenção de nossos governantes e legisladores da importância dos municípios como um ente da Federação e onde efetivamente vivem os cidadãos”, defende Miguel Faraco que participou de todas as edições da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que chega este ano a 20ª edição.