Além da eleição da prefeita de São José Adeliana Dal Pont à presidência da Federação Catarinense de Municípios, na última sexta-feira (27), a região da Grande Florianópolis também está presente nas diretorias do CIGA – Consórcio de Gestão Pública Municipal; da EGEM – Escola de Gestão Pública Municipal e da ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, entidades do Sistema FECAM.
Nas Assembleias das entidades foram eleitos: Para o Conselho Fiscal da EGEM o prefeito Gian Francesco Voltolini (PP), de Nova Trento. Para o Conselho Administrativo da ARIS foi eleito o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Candido (PSD) e, como membro titular do Conselho Fiscal do CIGA foi eleito Ernei José Stahelin (PMDB), prefeito de São Pedro de Alcântara.
O CIGA é um consórcio público, fundado em 2007 pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, com o propósito de desenvolver soluções para o aperfeiçoamento da gestão pública, usando a tecnologia da informação.
Dando seguimento aos trabalhos já realizados pela FECAM e Associações de Municípios, a EGEM, constituída em 2007, estrutura seu planejamento estratégico em três grandes eixos de atuação, são eles: Desenvolver programas de capacitação e formação de servidores públicos municipais, abrangendo cursos de extensão, graduação e pós-graduação, promover a produção e difusão de conhecimento na área da gestão pública municipale a prestação de serviços de apoio aos municípios.
A ARIS foi criada em 2009 e tem como atribuições a regulação e fiscalização de todas as atividades do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos, limpeza urbana e drenagem pluvial. Atualmente a ARIS regula e fiscaliza concessionárias estaduais (CASAN e SANEPAR), empresas privadas, autarquias municipais (SAMAE’s) e a própria Administração Direta, quando prestadora dos serviços (DAE’s).
Confira as nominatas das diretorias nos arquivos anexos abaixo.