O atraso nos repasses do governo federal aos Municípios para programas da Assistência Social levou a presidente da FECAM e prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias e o diretor de Articulação Institucional da entidade, Celso Vedana, nesta segunda-feira (07), ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, para uma audiência com o Ministro Osmar Gasparini Terra a fim de cobrar a regularização dos repasses. O prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Costa e a secretária de Desenvolvimento Social do mesmo município, Ellen Prim, também acompanharam a audiência.
“Nós estamos fazendo um esforço enorme para regularizar, mas estamos recebendo com dois anos de atraso. O que estamos recebendo hoje é metade do ano passado. Estamos tentando pagar em dia e aos poucos ir pagando os atrasados, então vai diminuir a dívida mas não sei se teremos como quitar até o final do ano”, explica o Ministro.
Além da regularização dos atrasados e a regularização dos repasses, a entidade reivindicou a revisão do cofinanciamento para os serviços de Média Complexidade executados pelos Municípios, a revisão dos valores dos blocos já que em 11 anos não há reajuste, regular a possibilidade da utilização dos recursos dos blocos dos serviços para utilização em materiais permanentes, consideração pelas diferenças regionais em relação ao cofinanciamento e revogar os incisos I e III da Portaria nº 36/2014.
* Com informações da FECAM