Evento foi realizado nesta quarta-feira com apresentação de coral, dança cigana e palestras.
O Projeto, que propõe um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos dos idosos em Palhoça, completou nesta quarta-feira (19), um ano de atividades com uma festa que contou com apresentações culturais, coral e palestra do professor de gerontologia ambiental e do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da UFSC, Nelson Seiffert. O evento ocorreu no Centro de Atenção a Terceira Idade (CATI), no bairro Caminho Novo.
O serviço tem por objetivo o enfrentamento das vulnerabilidades sociais apresentadas pelos idosos, trabalhando a autonomia, os vínculos familiares e comunitários através do empoderamento para que resgatem a cidadania em suas atividades e que saibam reconhecer sua importância na sociedade em que vivem.
O projeto funciona hoje com um grupo que iniciou as atividades há exatamente um ano. Os atendimentos são realizados em parceria com a equipe técnica do Centro de Referência em Assistência Social do Caminho Novo e a Secretaria Municipal de Assistência Social. Atualmente o grupo conta com 26 idosos que abrangem os bairros São Sebastião, Caminho Novo, Madri e Pagani.
O encontro além de comemorar o aniversário do projeto, deu início ao 2º grupo que deve atender mais 26 idosos. Representantes do Sesc também estiveram presentes para ampliar a parceria com o curso de Turismo, além do curso de informática, já disponibilizado e as ações sociais realizadas.
Segundo Dona Marlene, frequentadora do grupo, os encontros melhoram a disposição por meio da interação social, das atividades físicas, dos passeios e do conhecimento adquirido. “Esse grupo é ótimo, pois não ficamos deprimidos em casa, além de aprendermos a cuidar da nossa saúde”, explicou.
O idoso que tiver interesse em participar do grupo, precisa procurar o Centro de Referência de Assistências Social (CRAS), do Caminho Novo e conversar com a equipe técnica.
Divulgação PM de Palhoça