O Sistema de Avaliação Positivo faz parte da Meta 1 do Arranjo de Desenvolvimento da Educação
Os municípios da Grande Florianópolis começaram a receber as provas do hábile – Sistema de Avaliação Positivo, como parte da Meta 1 do Arranjo de Desenvolvimento da Educação, programa que abrange os 22 municípios associados à GRANFPOLIS e acontece em parceria com o Instituto Positivo.
O objetivo da aplicação do Sistema de Avaliação Positivo, criado pela Editora Positivo, é identificar as fragilidades no aprendizado dos alunos.
Cerca de 17900 provas chegaram à sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis para distribuição aos municípios.
Serão avaliadas as disciplinas de português e matemática em alunos do 2º ao 5º ano. As provas devem ser aplicadas até o dia 30 de setembro, sendo que cada município definirá o momento da aplicação.
Após aplicação, as provas serão devolvidas para a GRANFPOLIS para encaminhamento à análise.
O hábile é destinado à avaliação educacional externa de aprendizagem em larga escala. Visa a colaborar com a equipe pedagógica da escola, analisando os resultados de suas políticas, práticas internas e processos de ensino e aprendizagem, assim como contribuir com a qualidade de ensino do país.
Está fundamentado nos documentos e nas avaliações oficiais do Ministério da Educação (MEC), na Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (LDB – 9394/96), no Plano Nacional de Educação (PNE), nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Matrizes de Referências do SAEB, da PROVA BRASIL, do PISA e do ENEM, bem como na proposta curricular do Sistema Positivo de Ensino (SPE).