A evasão de recursos pertencentes aos municípios em face da manobra fiscal do Governo do Estado apontada pelo TCE e o atraso no recebimento das parcelas do Transporte Escolar para a manutenção do serviço prestado pelas prefeituras aos alunos da rede estadual foram alguns dos assuntos discutidos na reunião do Colegiado de Secretários Executivos das Associações de Municípios que teve início nesta quinta-feira (04), em São Miguel do Oeste, na sede da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC, e vai até sexta-feira (05).
Durante a abertura do evento, o presidente da AMEOSC e prefeito de Guarujá do Sul, José Carlos Foiatto, ressaltou a importância da parceria entre Municípios e FECAM para a conquistas dos pleitos municipalistas. As diversas atribuições que vêm sendo transferidas aos prefeitos e os problemas financeiros enfrentados pelos Municípios foi também abordado pelo diretor de Articulação Institucional da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Celso Vedana. “Essa reunião é no sentido de discutirmos e buscar sempre melhores caminhos para continuamente auxiliar os municípios da melhor forma”, colocou ele.
Além do diretor da FECAM e do presidente da AMEOSC, a mesa de abertura foi composta ainda pelo prefeito de São João do Oeste, Sérgio Luis Theisen e pelo secretário executivo da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI e presidente do Colegiado, Célio Bernardino.
Conforme o Secretário Executivo da AMEOSC, Airton Fontana, esta é a terceira reunião do Colegiado no ano de 2016, e dando continuidade aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos, na pauta, esteve ainda, a apresentação do Projeto de Instituição da Rede SIDEMS Regional na abrangência das Associações de Municípios e discussão dos Projetos de leis da ALESC sobre criação de regiões metropolitanas.
O Colegiado de Secretários Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina é o órgão de assessoramento aos conselhos da FECAM e das Associações de Municípios catarinenses nos assuntos relacionados ao movimento municipalista, e está vinculado à Federação Catarinense dos Municípios – FECAM.
* Com informações da AMEOSC