O Grupo de Turismo da Grande Florianópolis, criado com o objetivo de promover o intercâmbio entre os municípios e a troca de experiências e, ainda, estimular a organização dos setores municipais de turismo, fez sua segunda reunião nesta terça-feira (5), na sede da Associação dos Municípios – GRANFPOLIS, oportunidade em que tratou da implantação dos conselhos municipais de turismo, construção dos planos para o desenvolvimento do setor e criação de fundo específico para a área.
O encontro reuniu secretários e técnicos de 13 municípios da região para uma explanação sobre as políticas públicas de turismo, a cargo da turismóloga Keli Regina Benvegnú, da área de Captação de Recursos e Investimentos da Prefeitura Municipal de Bombinhas.
A especialista constatou que poucos municípios estruturaram seus conselhos de turismo e defendeu que este é o primeiro passo, seguido de uma grande mobilização da sociedade e dos empresários, com vistas a diagnosticar os anseios e pretensões de todos para com a atividade.
Segundo Keli, o turismo é comprovadamente importante para a valorização cultural, social, movimento da economia e para garantir sustentabilidade da atividade. Para tanto, defende, é preciso ser planejado.
O Fundo Municipal de Turismo, explica, é o segundo passo, após a consolidação do FUMTUR, para a captação e aplicação de recursos na atividade turística. Na sequência é preciso elaborar o documento que formaliza a política de turismo, construído com a participação do COMTUR e considerando o FUMTUR, que é chamado de Plano Municipal de Turismo.
O Grupo de Turismo da Grande Florianópolis voltará a se reunir em agosto para tratar sobre as instituições do trade turístico da região. Neste período eleitoral o Grupo vai mobilizar pré-candidatos a prefeito para que haja um comprometimento com o desenvolvimento do setor e, logo após o pleito, começará o trabalho de apoio às administrações municipais.