Nesta quinta-feira (5), na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, serão apresentados os resultados da pesquisa aplicada nos municípios da região sobre as causas de distorção idade e série.
A pesquisa faz parte das metas estabelecidas no programa Arranjo para o Desenvolvimento da Educação – ADE, que está unindo 22 municípios associados à GRANFPOLIS em prol da educação pública de qualidade.
O programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação, lançado oficialmente em dezembro de 2015, numa parceria entre a GRANFPOLIS e o Instituo Positivo que já passou pelas fases de diagnóstico, construção do plano de ação e segue com a execução do plano de ação, que deverá acontecer até dezembro de 2017. A proposta é reunir municípios de um mesmo território a trabalharem juntos, em benefício da educação.
Na reunião do Colegiado dos Secretários Municipais de Educação com o Instituto Positivo, além da pesquisa, estarão em debate as alternativas para a aplicação do sistema de avaliação Hábile e a proposta para a busca de empresas que contribuam na captação de recursos para o desenvolvimento do Arranjo.
Os temas serão desenvolvidos por Gilmara da Silva, consultora, e Cristiane Fonseca, coordenadora de Responsabilidade Social, ambas do Instituto Positivo.
Na oportunidade os novos secretários municipais de educação da GRANFPOLIS serão apresentados. Nos municípios de Anitápolis, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e São José, houve desincompatibilização dos secretários da pasta para participação nas eleições deste ano.