Diretoria da UPM tomou posse em Assembleia em La Plata que ratificou a importância do PARLASUL e promoveu debates sobre políticas públicas
Parlamentares regionais, gestores municipais e lideranças dos países que compõem o MERCOSUL, mais o Chile, receberam o presidente do Parlamento do MERCOSUL, Jorge Taiana, na Assembleia Geral da União de Parlamentares Sul Americanos e do MERCOSUL, e cobraram celeridade na instalação de Comissão de Parlamentares Regionais no PARLASUL, além de uma intensa divulgação nos países membros sobre a existência deste Parlamento e de sua importância, em conjunto com os Blocos Nacionais da UPM.
A Assembleia da UPM foi realizada dias 7 e 8, em La Plata, Capital da Província de Buenos Aires, no Senado Provincial, e promoveu o debate de importantes temas de interesse comum aos povos Sulamericanos.
O presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Evandro João dos Santos, prefeito de Paulo Lopes, e o Diretor Executivol da entidade, Miguel Augusto Faraco, participaram do evento e foram eleitos como presidente e secretário, respectivamente, da Comissão de Articulação com Autoridades Locais.
A abertura do evento contou com a presença do Vice-Governador da Província de Buenos Aires e Presidente do Senado Provincial, Daniel Salvador, que falou da importância do evento para, segundo ele, “fortalecer a convicção de que podemos defender nossos interesses econômicos e humanos, com a potencialidade dos países irmãos, unidos em Bloco”.
O Presidente da UPM, Alfonzo Romero Correa, do Paraguai, destacou que “a UPM é referência no MERCOSUL e assegurou seu espaço no desafio de seguir integrando-nos para romper fronteiras e juntos sermos mais fortes”.
A mesa de autoridades também foi composta pelo Vice-Presidente do Senado Provincial, Carlos Fernández, pelo Governador do Departamento de Cordillera, Paraguai, Carlos Maria López de López, pelos presidentes dos Blocos Nacionais da UPM, Deputado Francisco Souza (AM) do Brasil, Carlos Briceño, do Chile, Enrique Arezo, do Uruguai, e pelos diretores Administrativo, Germán Lopez, e Articulação Política, Flávio Monteiro.
Francisco Souza enalteceu a organização do evento peloo Senado Provincial e a grande participação dos parlamentares regionais e lideranças de representação de diversos segmentos da sociedade.
Declarada de interesse legislativo e acadêmico, a Assembleia da UPM promoveu painéis com a participação de renomados especialistas que debateram: Modelos de Integração e Modernização do Estado; Importância do PARLASUL, com a exposição do deputado Rodrigo Minotto (SC); Relações Fronteiriças e Recursos Naturais; Meio Ambiente e os Desafios do Século; os Novos Tempos da Comunicação, com a coordenação da Diretora de Comunicação Social da UPM, Maria Helena Pereira, e sobre Epidemias que ressurgem na América Latina (Dengue – Zika e Chikungunya), com exposição da Ministra da Saúde da Província de Buenos Aires, Zulma Ortiz.
Dengue, Zika e Chikungunya
Preocupados com o avanço destas doenças no âmbito do MERCOSUL, os dirigentes da UPM promoveram o debate e a troca de experiências sobre a epidemia que afeta principalmente o Brasil e o Paraguai.
O Comitê de Saúde do MERCOSUL está recomendando ações conjuntas para combater a epidemia de dengue. Há uma estratégia de gestão integrada estabelecida desde 2007, impulsionada pela organização Pan-americana da Saúde, que permite enfrentar de forma harmônica a emergência da dengue na região.
A UPM busca uma maior articulação de outros setores como ministérios, governos locais, ONGs e meios de comunicação de todos os países em apoio aos esforços na área de saúde para prevenir, controlar e diminuir o impacto da dengue.
A expositora do painel sobre o tema Zulma Ortiz, Ministra da Saúde, defendeu a efetiva troca de informações e colaboração dos países do MERCOSUL no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Em sua exposição relatou que somente na Província de Buenos Aires os casos de dengue foram triplicados nos últimos dias passando a 338 casos. “A situação já é considerada alarmante e, por isso, estamos aumentando as medidas de controle”.
Parlamento do MERCOSUL
O Deputado Rodrigo Minotto, Secretário da UPM e Tesoureiro do Bloco Brasileiro, expôs sobre a importância de legitimar o PARLASUL com a realização de eleições diretas, de forma democrática, para a escolha de seus membros, em todos os países que o compõem.
Mesmo após completar 10 anos do Protocolo Constitutivo do Parlamento do MERCOSUL, firmado em 2006, poucas pessoas conhecem da importância e ações do PARLASUL, afirmou.
Argentina e Paraguai já escolheram seus representantes de forma direta. No entanto, enalteceu Minotto, “o Brasil ainda está à mercê, talvez pela falta da nossa efetiva participação neste debate. Neste momento, junto com todos os deputados estaduais que participam da UPM, vamos levar ao conhecimento do Congresso Nacional a necessidade de eleições diretas para que, de forma representativa e democrática, possamos ocupar o assento no PARLASUL”, defendeu.
Fórum de Mulheres
Idealizado no II Seminário Mercosul Cidadão realizado em 2015 em Chapecó, Santa Catarina, o Fórum de Mulheres da UPM foi lançado e sua diretoria composta durante a Assembleia em La Plata.
A deputada Zilá Breitenbach (RS) foi eleita presidente do Fórum de Mulheres. As demais parlamentares brasileiras eleitas são: Alessandra Campêlo da Silva (AM), vice-presidente e Liziane Bayer (RS), Secretária.
A deputada Alessandra também vai presidir o Fórum de Mulheres do Bloco Brasileiro da UPM.
Diretoria da UPM
Durante a Assembleia da UPM tomaram posse os novos membros da Mesa Diretora, Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal e das Comissões Especiais e Fóruns.
Pelo Brasil formam a UPM os seguintes parlamentares e autoridades:
Vice-presidentes – Kennedy Nunes (SC) e Wanderley Barboza (TO)
Secretário geral – Rodrigo Minotto (SC)
1º Secretário – Luana Ribeiro (TO)
Diretor de Articulação Política – Flávio Monteiro
Diretora de Comunicação Social – Maria Helena Pereira
Presidente do Conselho Deliberativa – Olintho de Oliveira Neto
Vice-Presidente do Conselho Consultivo – Edison Andrino
Comissão de Articulação com Autoridades Locais: Evandro João dos Santos, presidente, e Miguel Faraco, secretário
Fórum de Mulheres – Zilá Breitenbach (RS), presidente, Liziane Bayer, secretária, Alessandra Campelo (AM), integrante.
Fórum de Preservação e Uso racional do Rio Uruguai – Neodi Saretta, Vice-presidente
Fórum Questões de Fronteira – Neidson de Barros Soares (RO), presidente e Aélcio Costa (RO), Vice-presidente
Comissão de Relações Internacionais – Luiz Gonzaga Alves Filho (AC), presidente
Comissão do Meio Ambiente – Nilton Franco (TO), integrante.
* Com informações da UPM