Prefeitos da região da Grande Florianópolis estiveram na sede da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, na manhã desta quarta-feira (27), para tratar com a direção da entidade de ações para o enfrentamento da crise financeira que atinge indistintamente os Municípios brasileiros.
Os prefeitos Adeliana Dal Pont, de São José; Cesar Souza Júnior, de Florianópolis, acompanhado pelo secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Edson Caporal; Camilo Martins, de Palhoça, e Paulo Remor, de Antônio Carlos, foram recebidos pela vice-presidente da FECAM, Sisi Blind, e pelos diretores de Articulação Institucional, Celso Vedana, e Executivo, Rodrigo Guesser.
Aos Municípios brasileiros foram transferidos centenas de programas e demandas no atendimento ao cidadão, elevando de forma drástica e insustentável as despesas sem a devida contrapartida dos recursos financeiros. Desde o ano passado esta situação vem sendo agravada pela desaceleração das atividades econômicas e da diminuição das transferências constitucionais aos Municípios.
A nova diretoria da FECAM a ser eleita e empossada nesta quinta-feira (28) em Assembleia Geral Ordinária, tendo à frente a prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, vai dar continuidade ao trabalho de representação e assessoramento técnico aos prefeitos para enfrentamento da crise e, junto com as demais federações do país e a Confederação Nacional dos Municípios, reforçar posicionamento em questões como piso do magistério e reposição salarial dos servidores.