O Parque mudou o Bairro Forquilhas e a relação da própria comunidade
Uma antiga reivindicação da comunidade do Parque Residencial Lisboa, no bairro Forquilhas, em São José, se tornou realidade. Neste domingo (15) a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, inaugurou o Parque Linear Lisboa em evento com a participação da população, com muita alegria, festa e atividades culturais e recreativas.
A área de lazer foi um pedido apresentado pela comunidade à prefeita Adeliana que mobilizou sua equipe para encaminhar a solicitação dos projetos à equipe técnica da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, que entrou em ação.
Os primeiros levantamentos para a construção do Parque tiveram início no ano passado, com o projeto planialtimétrico desenvolvido pelos técnicos Marcelo Zulmar da Silva, Odmilson Martins e Alcides Manoel da Silva. A engenheira civil Virgínia Wolff elaborou o orçamento e o engenheiro João Augusto da Silveira, o projeto de drenagem da obra. Já o projeto de arquitetura da paisagem é da arquiteta Marcia Cardoso Lorenzi. A equipe da GRANFPOLIS também recebeu apoio da estagiária de arquitetura da UFSC, Carolina Oliveira da Silva.
Segundo Marcia Lorenzi, “tivemos a preocupação e o cuidado de valorizar as travessias de pedestres para a ligação das duas ruas, com passeios, e a preservação da vegetação existente no local”. Outro fator considerado importante no projeto, trata dos equipamentos de lazer urbanos que foram locados fora do eixo da canalização da vala, o que facilitará o trabalho de manutenção, bem como o aproveitamento da incidência do sol, inclusive na quadra descoberta.
Para o presidente da Associação de Moradores do Parque Residencial Lisboa (Amprel), Paulo César Jorge, o espaço mudou o bairro e a relação da própria comunidade. “Antes tínhamos uma área degradada e hoje temos um local para convivência para os moradores, onde as crianças podem brincar e os jovens andar de skate”, resume Paulo.
O Parque ganhou o nome de um antigo morador, Guilherme Gripp Filho, a partir da lei municipal já aprovada pela Câmara de Vereadores. Com 8 mil metros quadrados, o espaço conta com cancha de bocha, quadra poliesportiva, pista de skate, parque com brinquedos para as crianças, academia ao ar livre para a prática de atividades físicas, pista de caminhada, bancos e mesas, iluminação pública, gramado e muito paisagismo.
A construção do parque, localizado entre as ruas Porto e Cabo Verde, representou um investimento de cerca de R$ 1,1 milhão.