Granfpolis e FECAM estão representadas no evento
Deputados estaduais da Argentina, Brasil e Uruguai, e prefeitos e vereadores destes países participam nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), acontece em Sant’Ana do Livramento (RS) o 1º Seminário Mercosul de Cidades Conurbadas de Fronteira, numa promoção da Câmara de Vereadores do município gaúcho e da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul – UPM.
O vice-presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e prefeito de Paulo Lopes, Evandro João dos Santos, participa do evento representando a Granfpolis e a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, acompanhado pelo Secretário Executivo da Granfpolis, Miguel Augusto Faraco. Ambos são membros da Comissão de Articulação com Governos Locais da UPM, comissão esta presidida pelo presidente da FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori.
Santa Catarina leva ao Seminário o exemplo das cidades conturbadas da tríplice fronteira de Dionísio Cerqueira (SC), Presidente Yrigogen (AR) e Barracão (PR). No Brasil existem seis cidades conurbadas. São elas: Chuí (RS) – Chuy (URU); Aceguá (RS) – Aceguá (URU); Sant’Ana do Livramento (RS) – Rivera (URU); Dionísio Cerqueira (SC) – Presidente Yrigogen (ARG); Ponta Porã (MT) – Pedro Juan Caballero (PAR); Letícia (COL) – Tabatinga (AM).
Entre os temas em debate estão: Os problemas e tendências no contexto das relações internacionais; O papel dos territórios na cooperação para o desenvolvimento local de fronteira; A importância das cidades conurbadas na integração do Mercosul, entre outros.
No encerramento, após palestra do Cônsul-Geral do Brasil em Rivera, Embaixador Rudá Gonzales Seferin, será aprovada a Carta da Fronteira, chamando a atenção para as principais necessidade destas regiões e sugestões de políticas públicas a serem criadas.
O Bloco Brasileiro da UPM é presidido pelo deputado catarinense, Kennedy Nunes(SC) que falou na oportunidade de exemplos de vida e os problemas mais diversos enfrentados pelas pessoas que residem nestas regiões, e destacou a importância do 1º Seminário Mercosul de Cidades Conurbadas de Fronteira para o avanço nas legislações dos países para o que chamou de “um novo olhar para estas regiões”.
A UPM vai acolher a ideia do Seminário e transformá-la num Fórum de Questões de Fronteira.