Uma audiência pública reunirá a sociedade para debater o documento nos dias 28 de julho e 4 de agosto
A segunda rodada de eventos comunitários do Plano Diretor Participativo de São José foi encerrada nesta semana com o encontro na região de Areias. Além da reunião setorial, a equipe técnica percorreu as 11 áreas da cidade para apresentar os dados da primeira rodada e eleger os delegados que representam a sociedade nas próximas etapas de reelaboração do documento. Agora, para complementar a participação popular, a Prefeitura de São José disponibiliza um formulário on-line para que os cidadãos possam indicar pontos positivos e negativos da cidade e colaborar com a priorização dos assuntos. Para participar, basta acessar o site da Prefeitura (http://www.saojose.sc.gov.br/index.php/sao-jose/formulario-pdp2) até o dia 26 de julho.
Cerca de 420 pessoas participaram da segunda rodada de eventos comunitários, entre moradores, servidores municipais e membros do Colegiado de Acompanhamento e Controle (CAC), responsáveis por fiscalizar o processo de acordo com o regimento que foi aprovado. “O principal objetivo era ter a indicação dos delegados que, de maneira voluntária, estarão engajados para representar a sua região”, explica o coordenador técnico, Edson Cattoni, ao recordar que eles serão responsáveis por trabalhar as questões de conteúdo na definição de objetivos, diretrizes e prioridades.
No final deste mês, uma audiência pública reunirá toda a cidade para debater e encaminhar as próximas atividades. Para facilitar a participação popular, o evento será realizado em duas partes: 28 de julho e 4 de agosto. Sempre às 19h30min, no Centro Multiuso de São José. “Vamos dar um retorno para a sociedade do que foi trabalhado até agora com as comunidades e no setorial. Além disso, apresentaremos os membros do CAC e os delegados que foram eleitos para que todos possam conhecê-los”, pontua o arquiteto e urbanista.
Nas audiências públicas, a equipe da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) apresentará os dados da Leitura da Identidade Municipal, feita com base na Leitura Técnica e na Leitura Comunitária, construída com a participação dos moradores durantes os eventos comunitários. “Queremos deixar claro a evolução dos processos e os próximos encaminhamentos que precisam ser dados”, destaca Cattoni.
Os próximos passos, depois de concluir essa segunda etapa, será a estruturação e reelaboração das propostas formuladas nas oficinas e de macrozoneamento. A análise e priorização dos eixos estratégicos de desenvolvimento e a estruturação do Conselho da Cidade também são atividades que fazem parte deste terceiro momento.
Delegados eleitos
O número de delegados varia de acordo com o número de habitantes. Para as regiões da Colônia Santana, Sertão do Maruim e Alto Forquilhas, que possui menos de cinco mil habitantes cada (Censo 2010), foram nomeados dois titulares e dois suplentes. Nas outras localidades, foram eleitos quatro titulares e quatro suplentes.
Há vagas em aberto para que as entidades da sociedade civil indiquem seus representantes: entidades empresariais, conselhos profissionais, universidades, entidades de trabalhadores e organizações não-governamentais. Os interessados podem enviar seu pedido para o e-mail contato.pdpsj@gmail.com.
Para os delegados que já eleitos, uma capacitação está marcada para a próxima terça-feira (14), às 19h30min, no Centro Multiuso de São José. Na oportunidade, os técnicos apresentarão a legislação vigente e esclarecerão dúvidas sobre o papel e importância do Plano Diretor para a cidade. Uma segunda etapa está prevista para agosto, após a segunda parte da audiência pública.
Confira os delegados eleitos:
Área 1 – Alto Forquilhas
Delegados: Cristiano Sanford e Douglas Martins da Silva
Suplentes: Sibel F. Indreli e Ana Lúcia de Souza
Área 2 – Sertão do Maruim
Delegados: Maicom Homem e Ermínia Vieira Bunn
Suplentes: Maria Heloísa Martins e Ademir Goedert
Área 3 – Colônia Santana
Delegados: Jair Santilho Costa e Valmor Mattei
Suplentes: Darcy Rodrigues dos Santos e Ednei Santelino Coelho
Área 4 – Centro Histórico, Fazenda Santo Antônio, Ponta de Baixo e Praia Comprida
Delegados: Rosana Regina Marangoni, Daniel Domingos dos Passos, Cintia Luciane de Quadros Fagundes e Sergio Scarpa
Suplentes: Pedro Trentini, Salete Swiech, Maria Otilia Bett Pagani e Ruan Vieira Porton
Área 5 – Campinas e Kobrasol
Delegados: Bárbara Mafra de Araújo, Mariane Martins, Elizabeth Bunn Bartilotti e Jonas Manoel Machado
Suplentes: Maurício Luiz Schmitt, Cássio Martins, Ana Paula Althoff e Nadir Antônio Mussio
Área 6 – Flor de Nápolis, Forquilhinha e Picadas do Sul
Delegados: Jandir da Rosa, Eduardo Mello, Celio Pereira Alexandre e Gilberto Santos
Suplentes: Tiago Santos, Marilene de Souza Oliveira, André Junckes e Nalma Aparecida Nienchotter
Área 7 – Barreiros
Delegados: Gilberto Francisco Ferrer, Leandro Hoffmann, Celina Nasário Luckmann e Viviane Silva da Rosa
Suplentes: Ombelino José da Silva, José Arno Hoffmann, Jaci Furlani e Nabor Gilberto Bordin
Área 8 – Serraria
Delegados: Maria Custódia da Silva, Diego Getulio Camozatto, Edson Burigo e Waldir João Fedrizzi
Suplentes: Jandir Rodrigues, Ivoney Rodrigues dos Santos, Valdir Michelon Filho e Marcelo José de Souza
Área 9 – Areias, Ipiranga, Jardim Santiago, Pedregal e Real Parque
Delegados: Jean Rodrigo Batista, Haroldo Cardoso Pedregal, Luis Filipe Nascente e Othon Pereira da Silva Júnior
Suplentes: Rafael da Silva, João Maciel e Lairto Borges Vieira (uma vaga ainda em aberto)
Área 10 – Forquilhas e Potecas
Delegados: Lucia Maria Ocker, Rosenei Platen, Carlos Alberto Regis, Paulo César Jorge
Suplentes: Carlos André Teodoro, Margareth Luchini, Anair Bozan e Cristiano Coitinho
Área 11 – Bela Vista
Delegados: Marcos Alexandre Cardoso, Júlio José Macuco Baixo, José Wilson de Oliveira Taveira e Waldenize Alves
Suplentes: Thiago Porto, Moacir Pereira e Alvim Ivo Garcia (resta vaga ainda em aberto)
Setorial
Delegados: Gilberto Rech, Dioceles João Vieira, Daniel Espíndola, Laudioni Dal Pont, Jhefrey Souza, Carlos Gravi e João Batista da Silva
Suplentes: Orlando Rosa, Antônio Lemos e Antônio Lemos (restam vagas ainda em aberto)
Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José www.pmsj.sc.gov.br
(48) 3381-0168