O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina dará suporte aos municípios na realização das eleições para conselheiros tutelares marcadas para o dia 4 de outubro.
O Colegiado em Assistência Social da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis recebeu técnicos do TRE que alertaram para o fato de que cabe aos municípios a organização da eleição, de forma a garantir a participação de todas as pessoas interessadas no processo de escolha, tais como locais de votação, mesários, listas de votação, entre outros procedimentos.
Segundo Patricia Hahnert Fardá Lisboa, coordenadora de Eleições, e João Sebastião de Andrade, chefe de Seção de Voto Informatizado, serão disponibilizadas as urnas que os municípios solicitarem, conforme os pontos de votação definidos no edital da eleição. No entanto, os municípios de médio e grande porte não receberão urnas eletrônicas, devido ao cadastramento biométrico que o TRE esta realizando.
A lista de eleitores será fornecida pelo TRE, cabendo aos municípios realizar o agrupamento dos colégios eleitorais de uma eleição normal, para os pontos definidos na eleição do Conselho Tutelar. Por exemplo, os municípios numa eleição normal têm 10 colégios eleitorais. Na eleição do Conselho Tutelar terão 3 seções. Os eleitores deverão ser agrupados conforme os pontos de votação estabelecidos e devidamente divulgados. O processo desta forma, segundo os técnicos, evitará a duplicidade de votos porque o eleitor terá que votar, obrigatoriamente, no ponto estabelecido.
A Assessoria em Assistência Social da Granfpolis vai auxiliar os municípios nesse agrupamento, e coletará as informações para repassar ao TER que fará a elaboração das listas e das urnas, e disponibilizará aos municípios por meio dos cartórios eleitorais.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: social@granfpolis.org.br ou pelo telefone (48) 32243668.