O Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da Granfpolis recebeu nesta terça-feira (9) o Gerente Regional da Caixa Econômica Federal, Eduardo Rockenbach, e a equipe da área de governo da instituição. O objetivo foi promover a aproximação e a capacitação dos gestores quanto aos programas e normas da Caixa, uma das principais instituições financeiras na aplicação das políticas públicas do governo federal.
Além dos gestores dos municípios da região, participaram da reunião o prefeito de Tijucas e vice-presidente da Granfpolis, Valério Tomazzi, e o Secretário Executivo da Associação, Miguel Augusto Faraco, que fez a abertura do encontro.
Rockenbach explicou que o país vive um momento de ajustes, quando alguns programas estão sendo definidos, mas acredita que num curto prazo sejam normalizados. Segundo ele, a Caixa foi o primeiro banco a se fazer presente em todos os municípios do Brasil. Para a área de governo, junto as superintendências, são encaminhadas as demandas dos municípios. O trabalho dos GMCs é de fundamental importância neste processo, disse.
Beatriz Kauduinski Cardoso, Gerente de Governo da CEF, aproveitou a oportunidade para alertar sobre o prazo de entrega do boletim de medição, que são os relatórios de obras executadas por contrato, que se encerra nesta quarta-feira, 10 de junho. Em Florianópolis, afirmou, até sexta-feira será possível realizar o procedimento, mediante consulta aos coordenadores de engenharia e à gerência.
A CEF com freqüência edita novas normas, prazos e programas. Para Beatriz, a atualização é fundamental, bem como a troca de experiências entre os gestores.
Para Marli Burato, coordenadora do Escritório de Projetos da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, a aproximação dos gestores de convênios e contratos com a CEF é fundamental para que haja agilidade, tanto na análise dos projetos de engenharia, monitorados e encaminhados pelos GMCs, como na própria liberação dos recursos e execução das obras. “Quanto mais próximas às equipes da Caixa estiverem das prefeituras e da Associação, maior a facilidade de entendimento técnico. Estas reuniões servem de capacitação sobre os procedimentos exigidos pela instituição para qualificação dos projetos, bem como das dificuldades enfrentadas pelos municípios para o cumprimento das normativas”, ressaltou.
As demandas levantadas na reunião do Colegiado de GMCs farão parte da pauta de futuros eventos de capacitação e treinamentos específicos, visando qualificar as equipes técnicas das prefeituras e, consequentemente, os projetos elaborados. O objetivo é reduzir o tempo de tramitação dos projetos que, segundo Marli, hoje é de dois a três anos, para que mais rapidamente os recursos cheguem aos municípios para a execução de obras.
Marli Burato também reforçou o convite para o I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios que será realizado dias 28 e 29 de julho, em Florianópolis, destinado aos gestores municipais de convênios, assessores de projetos, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, secretários municipais, técnicos municipais, estudantes e demais profissionais envolvidos na captação de recursos e gestão de projetos financiados através de transferência voluntária de recursos dos governos federal e estadual. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: www.egem.org.br.
A reunião do Colegiado Regional de GMCs contou ainda com a participação da Assessora em Saúde da Granfpolis, Teresinha Niehues, que passou informações sobre a captação de recursos para a área da saúde.
O Colegiado de Gestores Municipais de Convênios e Contratos da Granfpolis é coordenado por Eduardo Freccia, Secretário de Infraestrutura de Palhoça. A Assessora de Projetos da Granfpolis é Adriana Souza.