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Equipe do Plano Diretor apresenta o balanço da primeira rodada de eventos comunitários

Uma plataforma digital está em desenvolvimento para ampliar a contribuição popular

Com o objetivo de entender o que é mais importante em cada bairro e na cidade como um todo, a equipe técnica do Plano Diretor Participativo de São José visitou todas as regiões do município para a Leitura Comunitária. Agora, para ampliar ainda mais a possibilidade da participação popular, uma plataforma de interação digital está sendo desenvolvida. Desta maneira, através do site da Prefeitura de São José, todos os cidadãos poderão contribuir neste processo. 

Nesta primeira rodada foram organizados 22 eventos comunitários e mais de 1,8 mil ideias e sugestões foram coletadas. Para este trabalho, o município foi dividido em 11 regiões que contemplam todos os bairros. Os encontros foram realizados em dois momentos: de 1° a 19 de dezembro e de 14 de abril a 14 de maio.

No total, 904 pessoas contribuíram para pensar os pontos positivos e negativos da região e planejar a São José do futuro. Divididos em grupos, os participantes escolheram os itens que consideravam mais importantes, como uma primeira forma de priorizar as demandas coletadas. “O material tem bastante qualidade e consegue refletir bem as demandas locais”, avalia o coordenador técnico, Edson Cattoni, ao destacar que agora as informações serão analisadas por uma equipe multidisciplinar que fará os estudos necessários para entender os focos identificados.

Os itens priorizados variam de acordo com cada região, mas algumas demandas são mais frequentes: ligação viária entre os bairros, transporte coletivo, saúde, segurança, coleta de lixo, saneamento, utilização da Beira-Mar de São José e o crescimento desordenado. “Vamos prosseguir com estudos técnicos para retornar em cada região, na segunda rodada de eventos comunitários, e apresentar os resultados”, explica Cattoni. Segundo ele, nesta etapa serão eleitos também os delegados de cada bairro.

A mesma metodologia aplicada nos eventos comunitários foi utilizada durante o evento setorial, em 8 de dezembro, que reuniu representantes da sociedade civil organizada para também apresentar sua contribuição. Participaram associações e instituições que tem representatividade municipal e que, por isso, não estão limitadas a nenhuma comunidade específica. 

Para o secretário municipal de Serviços Públicos, Michel Schlemper, a Prefeitura de São José está empenhada em promover e facilitar a participação popular. “Em algumas regiões, inclusive, promovemos mais de um evento. O Plano Diretor é um projeto técnico que as pessoas vão assimilando aos poucos e descobrindo como podem colaborar”, destaca.

De acordo com ele, até o final de junho todas as comunidades receberão o resultado desta primeira rodada. “Acredito que com a leitura comunitária e técnica consolidadas, o interesse da sociedade de participar aumente”, reforça Schlemper.

Todas as informações sobre a reelaboração do Plano Diretor de São José estão disponíveis no site: www.pmsj.sc.gov.br/planodiretorparticipativo.

Colegiado de Acompanhamento e Controle CAC

Neste mês de maio, as discussões para a formação do Colegiado de Acompanhamento e Controle (CAC) foram retomadas. Duas reuniões já ocorrem no auditório do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI) e outra está marcada para o próximo dia 27. O Colegiado será constituído por diversos setores da sociedade e terá a missão de fiscalizar todas as etapas do processo de reelaboração do Plano Diretor Participativo.

Na pauta está a aprovação da minuta de decreto com o Regimento Geral do Plano Diretor Participativo de São José e o cronograma das próximas etapas. Até o momento, mais de 100 entidades já foram convidadas a participar, mas ainda faltam representantes de sindicatos e da classe empresarial para finalizar a composição do órgão de controle.

O grupo decidiu não fechar a possibilidade de participação de instituições que desejem colaborar com o trabalho, por isso, novos interessados de qualquer área poderão apresentar-se nos próximos eventos. As vagas são divididas em número igual entre titulares e suplentes.

Para ler o resumo completo da 1ª Rodada de Eventos comunitários e Setorial acesse: http://www.pmsj.sc.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/Resumo_Reunioes-CAC_Site_150519.pdf  

  Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José www.pmsj.sc.gov.br
(48) 3381-0168