O Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, avaliou como positivo o desenvolvimento da Rede QualiSUS na Região Metropolitana da Grande Florianópolis, em reunião da Comissão Intergestora Regional de Saúde da Grande Florianópolis, realizada nesta quarta-feira (13).
A reunião foi presidida pelo coordenador da CIS Saúde, Rosinei Horácio, e contou com as participações do Superintendente de Planejamento da SES, Clécio Spezin, da Gerente da SES, Terezinha Serrano, e da Assessora em Saúde da Granfpolis,Terezinha Niehues, secretários municipais e gestores de saúde dos municípios da região, além do deputado estadual Mário Marcondes (PR).
O QualiSUS é um programa desenvolvido há um ano pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, com financiamento do Banco Mundial, e que tem como objetivo formar, qualificar, desenvolver novos protocolos e gerar conhecimento, além de capacitar os profissionais da Gestão da Atenção Básica.
Segundo Kleinubing, neste período foram realizados mais de mil eventos em várias áreas de formações, estabelecidas parcerias com universidades, no sentido de elaborar protocolos de atenção e estabelecer de que forma se dá o melhor atendimento na rede de atenção básica. Além disso, disse, “uma série de investimentos e equipamentos estão sendo disponibilizados aos municípios, contribuindo com a estrutura de atendimento na Grande Florianópolis.”
Durante a reunião foi entregue simbolicamente um computador para o Secretário de Saúde de Palhoça e coordenador do CIR Saúde, Rosinei Horácio. Ao todo 130 computadores estão sendo distribuídos para as secretarias municipais de saúde da região.
Indagado sobre a relação entre estado e municípios na área da saúde, João Paulo Kleinubing afirmou que “a percepção que a sociedade tem do serviço de saúde não se diferencia entre estado e municípios e, por isso, é importante melhorarmos esta relação. É necessário buscarmos cada vez mais integração, com trabalho conjunto”. Disse, ainda, que “o Estado reconhece que precisa estar mais presente, principalmente junto aos pequenos e médios hospitais, olhando para esta rede hospitalar de forma unificada”.
Eleição
Durante a reunião da CIR Saúde, também foi realizada a eleição no novo secretário da Comissão. Assume o cargo, Maxiliano de Oliveira, Secretário de Saúde de Nova Trento.