Pela segunda vez Chapecó vai se tornar a capital do Mercosul. De 22 a 24 de abril a cidade vai receber autoridades da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, além do Chile, no II Seminário Mercosul Cidadão. O Seminário é promovido pela União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul – UPM e Prefeitura de Chapecó, com apoio da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
Além da programação do Seminário que terá como tema central “Os Recursos Hídricos e a Gestão da Água”, mais de dez eventos paralelos estão programados, entre eles o I Encontro de Autoridades Locais do Mercosul, com a participação confirmada de prefeitos, intendentes, alcaldes, vereadores, consejales e ediles.
O Colegiado de Executivos de Associações de Municípios também estará reunido na oportunidade. O Colegiado é o órgão de assessoramento aos conselhos da FECAM e das Associações de Municípios catarinenses nos assuntos relacionados ao movimento municipalista, e está vinculado à Federação Catarinense dos Municípios – FECAM.
Os eventos paralelos estão programados para o dia 23, durante todo o dia, e dia 24, pela manhã. As deliberações farão parte da Carta de Chapecó, documento que reunirá todos os encaminhamentos do Seminário e será divulgada em todos os países do Mercosul e do Chile.
Para o presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, também presidente da Comissão de Articulação com Autoridades Locais, da UPM, “a valorização das pessoas e suas necessidades, e não somente os interesses comerciais é um das principais bandeiras do evento. Mais uma vez, esperamos contribuir para a disseminação da visão de que as fronteiras existem para aproximar e não para separar as pessoas”, destacou.