Teve início na tarde desta quarta-feira (08), e segue até a próxima sexta-feira (10) em Urussanga, o V Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, reunindo cerca de 180 participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão da cultura.
O assessor em Assuntos Educacionais da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – Granfpolis, Antão Antônio David, participa do evento que contou com a participação do presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori, na solenidade de abertura juntamente com o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC e prefeito de Treviso, João Réus Rossi, e o prefeito de Urussanga, Johnny Felippe.
A promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC e Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina, com realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e apoio da Prefeitura de Urussunga e Associações de Municípios.
Logo após a cerimônia de abertura foi realizada a Conferência a cargo da ex-Secretária Nacional de Cultura Criativa do Ministério da Cultura e ex-Secretária de Estado da Cultura do Ceará, Cláudia Leitão, com o tema “Os Desafios Contemporâneos da Gestão Municipal de Cultura”. A palestrante trouxe à conferência uma reflexão em torno da nova Política Pública voltada para a área. “Os Sistemas Municipais implicam em uma nova compreensão de desenvolvimento que precisa ser construída junto aos governadores, prefeitos, ao legislativo e aos candidatos a cargos públicos. A compreensão da cultura como política pública ainda é insatisfatória”, adiantou a conferencista. Leitão enfatiza que apesar dos avanços obtidos desde 2003 com a retomada do Sistema Nacional de Cultura, as fragilidades e dificuldades em termos municipais ainda são imensas.
“Proporcionar a integração das regiões catarinenses e a troca de experiências entre os gestores, promover o debate das políticas públicas do setor cultural, assim como, ampliar o diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o governo do Estado, fortalecendo as ações de programas já existentes e abrindo caminhos para futuras parcerias são as finalidades principais deste Fórum”, destaca a assessora em Turismo e Cultura da FECAM e coordenadora técnica do Fórum, Raquel Rodrigues.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da FECAM
e da Assessoria de Imprensa AMREC