You are currently viewing Obras da primeira faixa exclusiva para ônibus iniciam ainda em janeiro

Obras da primeira faixa exclusiva para ônibus iniciam ainda em janeiro

Conclusão das marginais da avenida Beira-mar fazem parte do anel viário do Centro 

As duas primeiras obras que irão compor o anel viário que será implantado na região central de Florianópolis iniciam até o final de janeiro, prazo no qual devem ser assinadas as respectivas ordens de serviço pela Prefeitura. Neste primeiro momento, dois trechos da marginal da Beira-mar Norte serão concluídos, possibilitando assim a melhor fluidez do tráfego de veículos naquela que é a via de maior movimento da cidade. 

As obras começam pelo trecho que vai da altura do Direto do Campo até a sede da Polícia Federal, e depois do Titri até a altura da Secretaria Municipal de Saúde, em frente ao Shopping Iguatemi, na Trindade. 

“Esse é o primeiro passo de uma importante caminhada pela melhoria da mobilidade em Florianópolis. Estamos trabalhando para que o transporte coletivo seja mais rápido e eficiente, atraindo assim mais usuários para o sistema”, resumiu o prefeito Cesar Souza Junior. 

Além de melhorar o trânsito de veículos pelo local, as marginais da avenidaBeira-mar Norte irão compor o anel viário que vai receber o primeiro corredor exclusivo para ônibus da história da Capital, principal obra de mobilidade urbana das últimas décadas na cidade. Ao todo, o anel viário terá 17 km e fará todo um contorno na região central, passando pelo Ticen, Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões, Prainha e retornando ao Centro. 

Entre as melhorias que serão executadas, além da implantação das faixas exclusivas para o transporte coletivo e, dependendo do trecho, faixas preferenciais para o transporte público, o projeto prevê ainda: melhora nas calçadas ao longo da via, sistema de controle de semáforo integrado (ITS), sinalização horizontal e vertical, faixa para pedestres e abrigos de passageiros. 

O prazo para conclusão total do anel viário é de três anos. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 150 milhões. 

 Mais informações: Secretaria Municipal de Comunicação (48) 3251-6085