O presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e prefeito de Paulo Lopes, Evandro João dos Santos, representou o presidente da Comissão de Articulação com Autoridades Locais da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul – UPM, prefeito José Claudio Caramori, de Chapecó, na Sessão Extraordinária do Parlamento do Mercosul realizada nesta segunda (10), em Montevidéu, Uruguai.
Evandro dos Santos esteve acompanhado do secretário Executivo da GRANFPOLIS, Miguel Augusto Faraco, que, como ele, também é membro desta Comissão da UPM.
A UPM congrega deputados estaduais e, por intermédio da comissão temática, também prefeitos ligados a causa da integração e do desenvolvimento dos países membros nas mais diversas áreas, como cultura, turismo, meio ambiente, entre outras.
A Sessão Extraordinária do Parlamento do Mercosul foi histórica, porque marcou a primeira participação de deputados regionais – estaduais no caso do Brasil, através da UPM, em Sessão deste Parlamento. O deputado estadual Kennedy Nunes (SC), vice-presidente da UPM e presidente do Bloco Brasileiro, falou em nome da entidade e do Brasil. O deputado estadual Carlos Chiodini também representou a entidade, bem como o diretor de Articulação Política, Flávio Monteiro.
Os representantes de Santa Catarina foram recepcionados pelo presidente do PARLASUL, deputado Rubén Martinez Huelmo, que recebeu da UPM, no sábado (8), homenagem especial por proporcionar a participação da entidade nas atividades do Parlamento.
Para Evandro dos Santos “o reconhecimento do PARLASUL ao trabalho que a UPM vem desenvolvendo, e esta aproximação dos executivos municipais nos debates relativos ao Mercosul, é muito importante para a integração almejada e como forma de abertura de novas perspectivas aos municípios”, disse. Exemplo concreto, registra, é o fato da Prefeitura de Chapecó ter sido contemplada com 12 milhões de dólares a fundo perdido, por intermédio do FOCEM – Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul.
O presidente da GRANFPOLIS vai mobilizar os demais prefeitos da região para que participem em março do próximo ano de seminário a ser realizado em Chapecó, numa promoção da Comissão de Articulação com Autoridades Locais da UPM e que vai tratar de importantes questões, entre elas, a necessidade de preservação dos nossos recursos hídricos e a gestão da água.