O Colegiado Regional de Assistência Social da GRANFPOLIS esteve reunido na quarta-feira (15) na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis discutindo, entre outros temas, os Planos Municipais de Atendimento Sócioeducativos e dos Serviços de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Jovens, considerados importantes para agenda da Política de Assistência Social.
O Plano Municipal de Atendimento Sócio Educativo precisa ser elaborado até o dia 18 de novembro, conforme determina o Plano Decenal. Municípios da Região da Grande Florianópolis vêm realizando reuniões com o objetivo de construir seus Planos, sob a orientação da Assessoria de Assistência Social da GRANFPOLIS. Estes municípios deverão decretar a criação de uma comissão intersetorial que terá a responsabilidade de elaborar e executar o Plano.
O Plano de Acolhimento Institucional para crianças, adolescentes e jovens de até 21 anos deve ser elaborado por sete municípios da Grande Florianópolis. São eles: Biguaçu, Florianópolis, Garopaba, Palhoça, São João Batista, São José e Tijucas. A Assessoria de Assistência Social da Associação também tem orientado estes municípios quanto à elaboração do Plano e se colocado à disposição para reuni-los com este propósito.
Na reunião do Colegiado os gestores de assistência social dos municípios foram informados sobre a realização das Conferências Municipais da Criança e do Adolescente. É necessário que se aguarde a resolução do Conselho Nacional que, no próximo dia 23 de outubro, deverá tratar do assunto em plenária.
No que se refere às Conferências dos Direitos da Pessoa Idosa também é necessário que os municípios aguardem o envio do regimento interno do Conselho Nacional com as orientações básicas.
Maria Helena
Assessora de Comunicação da GRANFPOLIS
www.granfpolis.org.br
comunicacao@granfpolis.org.br
facebook.com/Granfpolis
(48) 32243668 (48) 91196177