You are currently viewing Colegiado Estadual de Assistentes Sociais realiza reunião em Florianópolis

Colegiado Estadual de Assistentes Sociais realiza reunião em Florianópolis

Aconteceu na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS nesta terça-feira (16), a reunião do Colegiado Estadual de Assistência Social da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. Participaram da reunião coordenada pela assistente social da FECAM, Janice Merigo, assistentes sociais das Associações dos Municípios e representantes dos colegiados regionais.

A assessora de Assistência Social da GRANFPOLIS, Janete Ries, participou e considerou os temas discutidos de extrema importância para a unificação das ações na área. Entre eles, a regionalização dos serviços de media e alta complexidade e, para tanto, a necessidade de um diagnóstico sobre a situação de cada região do estado.

As competências dos trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social , de nível médio e fundamental também foi debatido. A orientação é para que os municípios se orientem pelo Conselho Nacional de Assistência Social – Resolução nº 9 de 2014 que diz que as ocupações profissionais com escolaridade de ensino médio, que compõem as equipes de referência do SUAS, desempenham funções de apoio ao provimento dos serviços, programas, projetos e benefícios, transferência de renda e ao CadÚnico, diretamente relacionadas às finalidades do SUAS" enquanto para as áreas de Ensino Fundamental a Resolução entende que são " aquelas relacionadas às funções essenciais de apoio ao funcionamento operacional da gestão, das Unidades socioassistenciais e das instâncias de pactuação e deliberação do SUAS, conforme preconiza a NOB-RH/SUAS.

Outro tema destacado foi o chamado Benefício Eventual concedido para as famílias em situação de vulnerabilidade social, risco, ou violação de direito que acessam os serviços das proteções do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Segundo Janice Merigo, cada município faz a leitura das necessidades do território e terá a demanda atendida conforme avaliação técnica nos serviços. Conforme determinado no Decreto 6.307 foi discutido de que sua concessão é complementar ao atendimento e acompanhamento das famílias nos serviços.

O Plano de Atendimento Sócio Educativo também foi debatido. O prazo para a elaboração se encerra em dezembro de 2014. Este plano deve prever ações articuladas para os 10 anos seguintes nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação para o trabalho e esporte, para os adolescentes atendidos, em conformidade com os princípios elencados na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Competirá ao órgão designado no Plano às funções executivas e de gestão do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo.

Maria HelenaAssessora de Comunicação da GRANFPOLIS

(48) 91196177

 *com informações da Assessoria de Comunicação da FECAM