Foi realizada na manhã desta terça-feira (24) na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS a Assembleia Geral Extraordinária da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. Estiveram reunidos os prefeitos que compõem os Conselhos Executivo e Deliberativo da FECAM e os executivos das Associações de Municípios.
Da Grande Florianópolis estiveram presentes o presidente da GRANFPOLIS e prefeito de Paulo Lopes, Evandro João dos Santos, o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, 2º vice-presidente da FECAM, e o Secretário Executivo, Miguel Augusto Faraco.
O prefeito Evandro dos Santos deu as boas vindas a todos e recebeu do presidente da FECAM e prefeito de Taió, Hugo Lembeck, os elogios pela nova sede da Associação. Na oportunidade também aconteceu a Assembleia Geral Extraordinária da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS. O presidente da Agência e prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, considerou a pauta do evento de extrema importância.
Foi aprovada por unanimidade pelas Assembleias a aquisição de dois terrenos localizado na Avenida Ivo Silveira, área continental de Florianópolis, para a instalação das sedes da FECAM e da ARIS, além da EGEM e CIGA, entidades coligadas.
Outro assunto em pauta foi a realização de nova Assembleia Geral Extraordinária da FECAM, desta vez em Concórdia, dia 18 de julho. O prefeito de Concórdia, João Girardi, participou da reunião para reforçar o convite. No próximo mês o município de Concórdia vai realizar uma extensa programação para comemorar os 80 anos de emancipação político administrativa. Ficou acertado que a FECAM abrirá espaço no evento para ouvir as propostas dos candidatos ao governo do estado para os municípios, conforme critério que ainda será definido.
Por último, os prefeitos e os executivos das Associações fizeram uma avaliação dos recentes sete encontros promovidos pela FECAM com o Ministério Público, dos quais participaram prefeitos, procuradores e promotores de justiça. A avaliação, de maneira geral, foi bastante positiva e abre a possibilidade de realização de novos eventos, também com o objetivo de aproximar as administrações municipais do MP e proporcionar maior diálogo e entendimento entre as entidades.