Dayane Nunes
Uma comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), liderada pelo presidente da Associação, Sérgio Murilo Costa, prefeito de Angelina, esteve hoje (19/3), em audiência com o diretor presidente interino da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, onde solicitou apoio financeiro da empresa para auxiliar as prefeituras na reconstrução da infra-estrutura dos municípios da região da Grande Florianópolis, principalmente, aqueles que decretaram situação de emergência, devido à enxurrada dos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
O presidente da Granfpolis, Sérgio Murilo Costa, abriu a reunião fazendo um relato da situação vivenciada pelos municípios, destacando os problemas de infra-estrutura, como quedas de barreiras e pontes, casas em situação de risco, ocasionadas pelas fortes enxurradas. "Queremos sensibilizar a Eletrosul em relação a situação dos municípios da região. Em Angelina, há 23 pontes que foram água abaixo", exemplificou.
O presidente explicou que a Associação não especificou um valor exato no ofício encaminhado à Eletrosul. "O caixa das prefeituras está praticamente zerado já que os municípios arcaram com os atendimentos de emergência da população local atingida pelas fortes chuvas. Até o momento não recebemos os recursos do Ministério da Integração Nacional e nem do governo do Estado. Por isto, qualquer ajuda financeira é de suma importância para os municípios", disse.
O presidente da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, comprometeu-se a estudar a viabilidade jurídica da parceria com os municípios, que deverá acontecer por convênio. A empresa também fará um mapeamento das instalações da Eletrosul nos municípios de abrangência da Granfpolis.
"No máximo em duas semanas a empresa se manifestará sobre a solicitação dos prefeitos. Caso seja possível a parceria será político-institucional", ressaltou.
Participaram da reunião: o presidente da Granfpolis, Sérgio Murilo Costa, prefeito de Angelina; o 1º vice-presidente da Associação, Elmar Antônio Thiesen, prefeito de Águas Mornas; o prefeito de Florianópolis, Dário Berger; o prefeito de Anitápolis, Saulo Weiss; o prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Anatólio Soares; o prefeito de São Bonifácio, Paulo Exterkoetter; o prefeito de São João Batista, Aderbal Manoel dos Santos e o prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin. Além do diretor executivo da Granfpolis, Miguel Faraco, o Diretor de Gestão Administrativa e Financeira da Eletrosul, Antonio Waldir Vituri e representantes dos municípios de Biguaçu e Rancho Queimado.