You are currently viewing Prefeitos da associação da Granfpolis buscam recursos na Eletrosul para reconstruir cidades

Prefeitos da associação da Granfpolis buscam recursos na Eletrosul para reconstruir cidades

Dayane Nunes 

Uma comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), liderada pelo presidente da Associação, Sérgio Murilo Costa, prefeito de Angelina, esteve hoje (19/3), em audiência com o diretor presidente interino da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, onde solicitou apoio financeiro da empresa para auxiliar as prefeituras na reconstrução da infra-estrutura dos municípios da região da Grande Florianópolis, principalmente, aqueles que decretaram situação de emergência, devido à enxurrada dos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

O presidente da Granfpolis, Sérgio Murilo Costa, abriu a reunião fazendo um relato da situação vivenciada pelos municípios, destacando os problemas de infra-estrutura, como quedas de barreiras e pontes, casas em situação de risco, ocasionadas pelas fortes enxurradas. "Queremos sensibilizar a Eletrosul em relação a situação dos municípios da região. Em Angelina, há 23 pontes que foram água abaixo", exemplificou.

O presidente explicou que a Associação não especificou um valor exato no ofício encaminhado à Eletrosul. "O caixa das prefeituras está praticamente zerado já que os municípios arcaram com os atendimentos de emergência da população local atingida pelas fortes chuvas. Até o momento não recebemos os recursos do Ministério da Integração Nacional e nem do governo do Estado. Por isto, qualquer ajuda financeira é de suma importância para os municípios", disse.

O presidente da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, comprometeu-se a estudar a viabilidade jurídica da parceria com os municípios, que deverá acontecer por convênio. A empresa também fará um mapeamento das instalações da Eletrosul nos municípios de abrangência da Granfpolis.

"No máximo em duas semanas a empresa se manifestará sobre a solicitação dos prefeitos. Caso seja possível a parceria será político-institucional", ressaltou.

Participaram da reunião: o presidente da Granfpolis, Sérgio Murilo Costa, prefeito de Angelina; o 1º vice-presidente da Associação, Elmar Antônio Thiesen, prefeito de Águas Mornas; o prefeito de Florianópolis, Dário Berger; o prefeito de Anitápolis, Saulo Weiss; o prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Anatólio Soares; o prefeito de São Bonifácio, Paulo Exterkoetter; o prefeito de São João Batista, Aderbal Manoel dos Santos e o prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin. Além do diretor executivo da Granfpolis, Miguel Faraco, o Diretor de Gestão Administrativa e Financeira da Eletrosul, Antonio Waldir Vituri e representantes dos municípios de Biguaçu e Rancho Queimado.