You are currently viewing Prefeitos da GRANFPOLIS definem pauta municipalista em seminário da FECAM

Prefeitos da GRANFPOLIS definem pauta municipalista em seminário da FECAM

Os prefeitos da GRANFPOLIS participaram da elaboração da pauta municipalista da IX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que aconteceu no segundo dia (22/3) do Seminário Catarinense de Administração Local e Desenvolvimento em Florianópolis.


A FECAM e a CNM apresentaram 20 propostas de interesses dos municípios. Destas, foram selecionadas cinco prioritárias: redefinição do Pacto Federativo, aprovação do aumento de 1% no FPM, alterações na proposta do Fundeb, partilha das contribuições arrecadadas pela União entre os estados e municípios e aprovação da Lei Complementar nº 01/2004, que regulamenta a Emenda Constitucional nº 29/2000. Esta última reivindicação foi incluída na pauta por solicitação do secretário-executivo da GRANFPOLIS, Miguel Faraco. “Com a aprovação da lei a União terá que injetar cerca de R$ 13 bilhões por ano na saúde, dos quais aproximadamente R$ 2 bilhões seria repassado diretamente aos municípios”, diz.


A FECAM defende a redefinição do Pacto Federativo, ou seja, a regulamentação do parágrafo único do art. 23 da Constituição Federal, na qual define as competências dos entes federados.


Quanto ao Fundeb, a CNM e FECAM defendem a criação de três fundos para financiar os três diferentes níveis de ensino (infantil, fundamental e médio), de modo a evitar que os recursos de um dos entes federados seja direcionado ao financiamento do nível de ensino cuja competência é de outro ente.


Na área da saúde os prefeitos reivindicam a aprovação da Lei Complementar que regulamenta a Emenda Constitucional nº 29/2000, que destina recursos da União para os estados e municípios investirem em saúde.


Neste ano, o maior e mais importante evento municipalista do País conta com uma novidade. Pela primeira vez, sua programação está sendo construída em conjunto com as federações e associações de municípios, através de fóruns regionais realizados em todos os estados brasileiros. Em Santa Catarina, o Fórum Regional em Defesa dos Municípios aconteceu no segundo dia do Seminário Catarinense de Administração Local e Desenvolvimento.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Granfpolis