Prefeitos, gestores, técnicos, consultores e interessados no segmento turístico de forma geral, participaram do 3º Encontro Regional de Turismo da Granfpolis, realizado na terça-feira (17/10), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A programação do evento se voltou à cases de sucesso como o turismo religioso do Município de Nova Trento e Ituporanga; de natureza e aventura, com o balonismo de Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas e cicloturismo no Vale Europeu. Ainda em destaque, os desafios para o verão 2023/2024 levantado pela Fecomércio SC; experiências turísticas em Nova Veneza; workshop do SEBRAE/SC sobre a elaboração e promoção de produtos turísticos regionais e, por fim, mostra gastronômica com produtos da região.
Os 22 municípios que a Granfpolis congrega se destacam pelas inúmeras opções de desenvolvimento turístico. “A importância deste evento é justamente a gente trabalhar a regionalização do turismo para que se tenham mais projetos integrados para desenvolver e vender a nossa região como um todo. Existe toda uma parte cultural que podemos trabalhar, turismo de aventura, de natureza, a qual é muito bela e com muitos atrativos naturais”, disse o presidente do Colegiado de Turismo da Granfpolis e secretário de Turismo e Cultura de Santo Amaro da Imperatriz, Rodrigo Ferreira.
O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, deputado estadual Marquito, destacou que a regionalização da área turística vem sido debatida na Comissão: “A regionalização do turismo, na nossa concepção, é uma das formas mais adequadas de dar longevidade às articulações e experiências regionais de turismo que muitas vezes não são valorizadas, principalmente os setores que compõe cada município. Então, a regionalização pressupõe a integração dos municípios que vem de encontro à uma rota turística, seja ela histórica, gastronômica ou ambiental. Sendo um dos formatos de produzir turismo mais eficiente e perene”, ressalta.
Também prestigiou o evento o deputado Pedrão Silvestre.
O 3º Encontro Regional de Turismo foi realizado pela Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis) em conjunto com a Prefeitura de Florianópolis e apoio da IGR Granfpolis, SEBRAE/SC, Destino Floripa, Alesc, Fecomércio e Secretaria de Estado do Turismo.
Escrito por: Rubens Felipe / Comunicação Granfpolis