A Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) e 14 municípios da região, representantes da sociedade civil, empresários, povos tradicionais e indígenas, realizam no dia 9 de dezembro, a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente. O evento será realizado na sede da entidade, no bairro Capoeiras, em Florianópolis, das 8h30 às 17h30.
A emergência climática e o desafio da transformação ecológica são os temas desta 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. As rodadas de conversas em todo o País vão até maio de 2025, A Conferência intermunicipal da Grande Florianópolis vai discutir os temas estipulados a nível nacional e que, posteriormente, serão encaminhados à Conferência Estadual, que acontece em 2025. O tema principal “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, é dividido em cinco eixos que são:
Mitigação – redução da emissão de gases de efeito estufa;
Adaptação e preparação para desastres – prevenção de riscos e redução de perdas e danos;
Transformação ecológica – descarbonização da economia com maior inclusão social;
Justiça climática – superação das desigualdades;
Governança e educação ambiental – participação e controle social.
A região da Grande Florianópolis tem sido afetada pelos efeitos das mudanças climáticas. A Conferência é uma oportunidade de discussão sobre as causas e as formas de mitigarmos as consequências que afetam as populações e geram prejuízos aos municípios.
Na parte da manhã, acontecem palestras sobre os eixos temáticos e, à tarde, divididos em grupos, os participantes discutem os temas e elaboram as propostas para o evento estadual. Também está prevista a eleição dos 26 delegados à conferência estadual.